Ensino Veterinário

Avaliar o ensino da medicina veterinária baseada na evidência.

DANIEL COSTA

O estado da educação para a medicina veterinária baseada em evidência em Portugal

Este estudo centra-se no conceito de Medicina Veterinária Baseada na Evidência (MVBE) em seis cursos de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2016. Os resultados indicam que: 1) A literacia científica, assim como as práticas sociais da ciência, não constituem um objeto explícito e central da maior parte das unidades curriculares; 2) O ensino-aprendizagem da MVBE é a incipiente e pouco estruturado, ocorrendo de forma esporádica e por intermédio de iniciativas casuísticas de alguns docentes; 3) As atitudes face a terapias não-convencionais emergentes variam da indiferença à abertura, numa ótica de complementaridade; e 4) As competências ligadas à MVBE não são reconhecidas como importantes para a prática clínica. Sugerem-se estratégias para potenciar a integração da MVBE nos curricula universitários.

MANUEL MAGALHÃES SANT'ANA

Avaliação curricular do ensino da medicina veterinária baseada na evidência em Portugal

Pergunta de investigação: Que ensino da medicina baseada na evidência (MBE) e das terapias não convencionais (TNCs) existe nos currículos de medicina veterinária em Portugal?
Método: Análise de conteúdo dos currículos portugueses em medicina veterinária, recorrendo a um conjunto de 26 palavra-chave previamente validadas.
Amostra: Programas curriculares oficiais de seis faculdades de medicina veterinária portuguesas (de um total de 8), conforme foram aprovados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 2016 (FMV-UL, UTAD, ICBAS-UP, ECT-UE, EUVG, FMV-ULHT).
Conclusões: Foram encontradas deficiências importantes em termos do currículo declarado de MBE nas faculdades de medicina veterinária em Portugal; é necessário mais ensino da MBE, nomeadamente a avaliação crítica da literatura científica e a integração das melhores evidências na tomada de decisões clínicas.

Vamos discutir ideias?
Coloque-nos as suas questões.

eviedvet@gmail.com

Financiamento

EVIEDVET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0187/2020

Contactos

eviedvet@gmail.com