Qualidade da Evidência

Avaliar a qualidade da evidência científica em medicina veterinária

KAROLINA DOMINGUES

Análise das tendências bibliométricas das terapias não-convencionais na literatura veterinária

PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO - O interesse crescente nas terapias não convencionais (TNCs) em medicina veterinária é acompanhado de investigação que o justifique?
MÉTODO - Aplicámos algoritmos de mineração de texto para detetar 17 termos relacionados com as TNCs, incluindo acupunctura, quiropraxia, óleos essenciais, homeopatia e osteopatia. AMOSTRA - Todos os artigos listados no PubMed até 2020, MeSH term ‘veterinary' (N= 377 556)
RESULTADOS - (1) Maior parte da literatura veterinária em TNCs na última década refere-se a plantas medicinais, extratos de ervas e óleos essenciais. (2) Estudos mencionando acupunctura, eletroacupunctura, quiropraxia e homeopatia são relativamente escassos.
CONCLUSÃO - Não parece haver evidência suficiente que suporte o uso da maior parte das TNCs em medicina veterinária. 

LUÍS SARAIVA DA COSTA

Adaptação do Modelo de Medicina Baseada na Evidência ao Contexto Veterinário

A Medicina Baseada na Evidência (EBM) constitui-se como um movimento que pretende impulsionar a qualidade da medicina, no sentido das suas práticas se basearem na mais recente e melhor evidência científica disponível. Reconhecendo importância à expressão do meio envolvente na saúde dos animais e na qualidade da relação dono-animal, propõe-se que a EBVM (Medicina Veterinária Baseada na Evidência) se conceba como confluência de 4 dimensões em vez de 3: experiência clínica individual; necessidades e expectativas do cliente/paciente; utilização das melhores evidências externas disponíveis; consideração das características do meio envolvente e respetiva influência sobre a relação paciente-dono.

Em função do sistema de classificação de estudos adotado, é também proposta uma adaptação do método de avaliação de força de evidência “pirâmide da força de evidência”.
A aplicação prática do método estabelecido materializa-se na realização de uma scoping review sistemática. Nesta, realiza-se um mapeamento da evidência relativa aos efeitos da gonadectomia em cães e cadelas na base de dados Pubmed. Concluídos os processos de recolha e triagem, são exibidas 191 publicações onde: os 3 temas mais estudados são o sistema musculoesquelético, trato urinário e neoplasias; e os modelos de investigação mais frequentes consistem em estudos RCT e NRCT, na categoria da investigação experimental, e estudos full cohort analítico, caso-controlo e coorte analítico, na categoria de estudos observacionais.

NUNO HENRIQUE FRANCO

Aprender a identificar a relevância de um artigo científico

Em biomedicina, muito raramente um só artigo científico poderá oferecer evidência suficiente, seja de um agente patogénico, de um processo metabólico ou da eficácia de qualquer terapia. A este respeito, investigadores e clínicos deverão antes confiar na síntese de evidência proporcionada pelas revisões sistemáticas e meta-análises. Contudo, o recente crescimento exponencial de ‘preprints’ sobre supostas terapias contra a covid-19 (e a precipitada disseminação nos media de informação pouco credível tirada dos mesmos) mostrou que a fidedignidade de cada artigo deve também ser avaliada individualmente, de forma a aferir se cumpre sequer os mínimos de qualidade exigíveis para serem incluídos nas referidas sínteses. Nesta apresentação irei cobrir quais elementos são essenciais para avaliar publicações científicas e saber quais descartar imediatamente e quais cumprem padrões mínimos para merecerem maior atenção, ou pelo menos até prova em contrário.

MANUEL MAGALHÃES SANT'ANA 

Ferramentas para avaliar a credibilidade de uma publicação científica

De uma profissão eminentemente prática que recorria a abordagens empíricas aos seus desafios, a medicina veterinária assenta hoje em extensa evidência científica que rapidamente chega aos profissionais no terreno. Parte da responsabilidade por esta evolução deve-se à revolução tecnológica, nomeadamente ao modelo de publicação científica de acesso livre (Open-Access, OA). A expansão brutal do modelo OA trouxe consigo um fenómeno que, apesar de já existir no passado, se mantinha circunscrito a alguns meios académicos marginais: as falsas publicações científicas ou predatórias. Com esta apresentação, vamos apresentar ferramentas para o médico veterinário distinguir uma revista científica de uma revista predatória e saber avaliar a credibilidade de uma publicação científica.

Vamos discutir ideias?
Coloque-nos as suas questões.

eviedvet@gmail.com

Financiamento

EVIEDVET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0187/2020

Contactos

eviedvet@gmail.com

CALENDÁRIO Candidaturas

MCE 23/25 (1ª Edição)

Applications period:
15 JAN - 30 APR'23 

(For National, Community and International Students)

Applications period:
15 MAI - 15 JUL'23 

(Exclusively for National and EU students)