Recursos Científicos

Ferramentas para pesquisar literatura científica e de recolha de dados

WEBINAR

«Querida, publiquei numa revista predatória!»

A 23 de Março de 2023, a Clarivate anunciou a exclusão de 82 revistas científicas da Web of Science core collection por não cumprirem os critérios de qualidade. Na prática, significa que estas revistas deixaram de ter factor de impacto. O que se está a passar, afinal, no mundo da publicação científica? Uma revolução, um escândalo ou apenas uma ação de controlo de qualidade? E que impacto pode ter esta exclusão na vida concreta dos cientistas, na investigação científica e nas instituições? A webinar «Querida, publiquei numa revista predatória!», organizada pela Unidade de Ética e Integridade na Investigação do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, procurou trazer à luz este tema, contextualizando a decisão da Clarivate e discutindo criticamente o problema da publicação científica, não como causa, mas como consequência de um sistema que premeia o anúncio em vez da comunicação, a quantidade em vez da qualidade, o imediatismo em vez da ponderação, o uso de «vanity metrics» em vez de métricas que sejam realmente significativas, a notoriedade individual ou institucional em vez da relevância social.

FRANCA DERIU, ANDREA MANCA

Práticas prejudiciais na publicação científica: o caso das revistas predatórias

As publicações de acesso aberto são uma parte crítica do cenário atual e futuro da investigação académica. No entanto, na última década, a comunidade científica enfrentou uma séria ameaça à sua integridade e credibilidade com o aumento de revistas predatórias. Estas revistas manipulam e exploram o modelo de publicação de acesso aberto, mas omitem as verificações de qualidade e os serviços editoriais que são rotineiramente fornecidos por revistas legítimas, tais como revisão por pares, detecção de plágio e verificação da aprovação ética de experiências. Embora o descritor “predatório” tenha sido criticado por confundir grosseiramente má qualidade com má conduta e por classificar de forma simplista o ambiente de publicação académica em mau e bom (predatório ou não), o termo é agora amplamente aceite para descrever o fenómeno (Fonte: EBSCO).

NUNO HENRIQUES

Base de Dados Veterinary Source

A Veterinary Source é, uma base de dados especialmente desenhada para responder às necessidades de informação de alunos, investigadores e profissionais na área da Medicina Veterinária, proporcionado acesso, em texto integral, a mais de 250 revistas científicas em praticamente todas as disciplinas, desde a Patologia e Parasitologia, até à Reprodução e Obstetrícia, passando pela Nutrição, Anatomia e Fisiologia. Com esta formação, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a base de dados Veterinary Source e, numa perspetiva ética, promover o desenvolvimento de competências de pesquisa, localização, seleção, gestão e avaliação crítica da informação científica e académica em Medicina Veterinária.

ISILDA RODRIGUES

Regras de elaboração de um
questionário de investigação

A qualidade de qualquer investigação depende, em parte, da qualidade dos instrumentos de recolha de dados utilizados. Pretendemos por isso, nesta comunicação, apresentar as várias etapas do processo de elaboração de um questionário. Iremos orientar a nossa abordagem seguindo os parâmetros que consideremos essenciais, a saber: os objetivos e hipóteses da investigação, as seções do questionário, as perguntas do questionário, as escalas de resposta e os métodos de análise de dados. Para além da construção abordaremos também duas importantes características dos instrumentos de medida: a validade e a confiabilidade.

A experiência tem demostrado que os benefícios resultantes de instrumentos bem concebidos podem ser substanciais em termos da qualidade da informação recolhida.

“É fácil elaborar um questionário, mas não é fácil elaborar um bom questionário”.

Vamos discutir ideias?
Coloque-nos as suas questões.

eviedvet@gmail.com

Financiamento

EVIEDVET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0187/2020

Contactos

eviedvet@gmail.com