A prática de medicina veterinária baseada na evidência é uma das mais importantes competências para um médico veterinário. Contudo, não existem evidências fiáveis de que os veterinários em Portugal sejam competentes na recolha, interpretação e avaliação da qualidade da informação científica. Além disso, nos últimos anos, as terapias não convencionais (TNCs) – tais como acupuntura, medicina tradicional chinesa, homeopatia e osteopatia – tornaram-se cada vez mais populares na prática veterinária, apesar da escassez de evidências sobre sua eficácia por estudos bem delineados, imparciais, confiáveis e adequadamente interpretados.
O projecto EVIEDVET visa, em primeiro lugar, mapear de forma abrangente e avaliar criticamente como a medicina veterinária baseada na evidência é ensinada atualmente a estudantes e profissionais de veterinária em Portugal. Também exploraremos as implicações desses resultados para o ensino superior em medicina veterinária, bem como para a educação contínua para profissionais, juntamente com as consequências sociais, éticas e deontológicas de uma inadequada formação dirigida para o pensamento crítico e científico. Por fim, desenvolveremos recursos educativos e um currículo de e-learning para o ensino superior e para a educação contínua de profissionais veterinários.
Assim sendo, foram definidos cinco objetivos de pesquisa:
Mapear o ensino da medicina veterinária baseada na evidência e TNCs nas universidades veterinárias portuguesas.
Determinar a prevalência e a regulação de NCTs na investigação e prática clínicas veterinárias.
Avaliar os conhecimentos e opiniões atuais de estudantes e docentes sobre medicina veterinária baseada na evidência e sobre o uso de terapias alternativas na prática clínica veterinária.
Desenvolver e disseminar recursos educacionais e ferramentas de ensino à distância (e-learning) sobre medicina veterinária baseada na evidência.
Promover o desenvolvimento da educação em medicina veterinária baseada na evidência em Portugal através de simpósios anuais.