EVIEDVET

O PROJETO

A prática de medicina veterinária baseada na evidência é uma das mais importantes competências para um médico veterinário. Contudo, não existem evidências fiáveis ​​de que os veterinários em Portugal sejam competentes na recolha, interpretação e avaliação da qualidade da informação científica. Além disso, nos últimos anos, as terapias não convencionais (TNCs) – tais como acupuntura, medicina tradicional chinesa, homeopatia e osteopatia – tornaram-se cada vez mais populares na prática veterinária, apesar da escassez de evidências sobre sua eficácia por estudos bem delineados, imparciais, confiáveis ​​e adequadamente interpretados.

O projecto EVIEDVET visa, em primeiro lugar, mapear de forma abrangente e avaliar criticamente como a medicina veterinária baseada na evidência é ensinada atualmente a estudantes e profissionais de veterinária em Portugal e comparar a situação portuguesa com exemplos de outras escolas veterinárias europeias (da Áustria, Irlanda e Finlândia). Também exploraremos as implicações desses resultados para o ensino superior em medicina veterinária, bem como para a educação contínua para profissionais, juntamente com as consequências sociais, éticas e deontológicas de uma inadequada formação dirigida para o pensamento crítico e científico. Por fim, desenvolveremos recursos educativos e um currículo de e-learning para o ensino superior e para a educação contínua de profissionais veterinários.

Assim sendo, foram definidos cinco objetivos de pesquisa:

Mapear o ensino da medicina veterinária baseada na evidência e TNCs nas universidades veterinárias e institutos politécnicos portugueses.

Determinar a prevalência e a regulação de NCTs na investigação e prática clínicas veterinárias.

Avaliar os conhecimentos e opiniões atuais de estudantes e docentes sobre medicina veterinária baseada na evidência e sobre o uso de terapias alternativas na prática clínica veterinária.

Desenvolver e disseminar recursos educacionais e ferramentas de ensino à distância (e-learning) sobre medicina veterinária baseada na evidência.

Promover o desenvolvimento da educação em medicina veterinária baseada na evidência em Portugal através de simpósios anuais.

Logos

Áreas de intervenção

Aplicação Clínica

APLICAÇÃO CLíNICA

Ensino Veterinário

ENSINO VETERINÁRIO

Recursos científicos

RECURSOS CIENTÍFICOS

Qualidade da evidência

QUALIDADE DA EVIDÊNCIA

A Equipa

Mobirise

Manuel Magalhães-Sant’Ana

MÉDICO VETERINÁRIO

Manuel Magalhães-Sant’Ana

Nuno Henrique Franco

BIÓLOGO / INVESTIGADOR

Nuno Henrique Franco

Isilda Rodrigues

PROFESSORA EM EDUCAÇÃO

Isilda Rodrigues

George Stilwell

MÉDICO VETERINÁRIO / PROFESSOR / INVESTIGADOR

George Stilwell

Karolina Domingues

FARMACÊUTICA / INVESTIGADORA 

Karolina Domingues

Filipa Lopes

BIÓLOGA

Vamos discutir ideias?
Coloque-nos as suas questões.

eviedvet@gmail.com

Financiamento

EVIEDVET é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0187/2020

Contactos

eviedvet@gmail.com